"Vamos preservar para que nossos prescendentes possam admirar"

sábado, 26 de maio de 2012

Lagoa do Iriry(lagoa da coca-cola) Rio das Ostras - Rj

Situada entre os loteamentos Jardim Bela Vista e Mar y Lago, no Bairro Costazul, a lagoa do Iriry é também conhecida como lagoa da Coca-Cola, Iodada ou Doce. Clique aqui para ver o mapa da lagoa. Trata-se de uma lagoa formada pelo barramento de um córrego pela restinga. É alimentada quase que exclusivamente por via subterrânea, através do lençol freático, e um pouco pela chuva. O sistema de escoamento principal é subterrâneo. As águas infiltram-se no terreno com mais velocidade quando a lagoa esta muito cheia. Perde-se água também por evaporação. No passado costumava abrir sua barra de comunicação com o mar, fato que atualmente não mais ocorre.


Os terrenos marginais são predominantemente arenosos. Dunas de pequena elevação mergulham na lagoa, cobertas por vegetação rasteira e arbustos. Pequenas áreas com tabuas são ainda observadas. Acha-se cercada em parte por barracas rústicas e alguns quiosques que vendem bebidas e petiscos aos visitantes. O fundo da lagoa é formado por manchas de areia e lodo. Em certos trechos há camadas de material vegetal em decomposição. Predomina o fundo de lodo na maior parte.

A coloração da água, semelhante a do refrigerante Coca-Cola, decorre da grande concentração de ácidos húmicos e fúlvicos dissolvidos, resultante da decomposição incompleta das folhas e galhos mortos que caem das plantas na bacia de drenagem da lagoa e são parcialmente decompostas por fungos e bactérias do solo. Os ácidos são pouco utilizados pelos organismos vivos que habitam a lagoa. O acúmulo destas substâncias não permite a penetração da luz na água, o que provoca a sua aparência escura.

As águas da lagoa, de acordo com estudo de Francisco Esteves da UFRJ realizados em janeiro de 1983, apresentam as seguintes características: veja no linkhttp://www.lagossaojoao.org.br/lagoa-iriri.htm






Visão da torre onde se ve a lagoa e a divisão de areia que a separa do mar

pedalinhos - opção de laser

jardim com varias plantas e arvores frutiferas





Pequena pista para caminhada ecológica

Parquinho

amplo estacionamento


Plataforma para visão aérea





Boa infraestrutura com vários quiosques

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Lixeiras coloridas facilitam a coleta seletiva

Lixeiras coloridas facilitam a coleta seletiva, porque com o indicativo de cores fica muito mais fácil identificar a lixeira adequada.
As lixeiras para a coleta seletiva são coloridas, elas são padronizadas
internacionalmente isso facilita sua identificação por qualquer cidadão em
qualquer cidade do mundo! (onde haja coleta seletiva – o que infelizmente
ainda não ocorre em todo lugar)






Saiba quais os são materiais recicláveis e as cores que correspondem nas
lixeiras seletivas:
Azul – Papel/papelão
Vermelho – Plástico
Verde – Vidro
Amarelo – Metal
Preto – Madeira
Laranja – Resíduos perigosos
Branco – Resíduos ambulatoriais e de serviços de saúde
Roxo – Resíduos radioativos
Marrom – Resíduos orgânicos
Cinza – Resíduo geral não reciclável contaminado, ou contaminado não
passível de separação
        Não confunda mais as cores, mande seu lixo para a lixeira certa

                 
Importância da coleta seletiva:
Facilita o trabalho das pessoas responsáveis por encaminhar o material para as usinas de reciclagem, evita que tais materiais sejam levados para os aterros sanitários que são vistos como uma agressão ao meio ambiente, também ajuda na conscientização da sociedade, visto que os postos de coleta seletiva estão espalhados em alguns lugares das cidades, de modo que as pessoas podem procurar o mais perto de sua casa e contribuir com esse trabalho importante e eficiente e que emprega muitas pessoas dando assim renda e condições sociais de participar do processo, enfim todos saem ganhando com a reciclagem.

Importante:
O lixo reciclável que for oriundo de embalagens de alimentos, deve estar limpo antes do descarte
(caixas de leite, potes de mantimentos e outros).
Fechem bem a boca dos sacos de lixo, assim evitaremos as moscas e o mau cheiro.
Para tudo isto acontecer, é necessário à colaboração de todos. Primeiramente com a consciência trabalhada em sua casa, em seguida, auxiliando e motivando os demais vizinhos para a cooperação,tornando-se um hábito em todos os condomínios, residências, empresas e em geral.



ALGUNS BENEFÍCIOS DA COLETA SELETIVA :
Menor redução de florestas nativas.
Reduz a extração dos recursos naturais.
Diminui a poluição do solo, da água e do ar.
Economiza energia e água.
Possibilita a reciclagem de materiais que iriam para o lixo.
Conserva o solo. Diminui o lixo nos aterros e lixões.
Prolonga a vida útil dos aterros sanitários.
Diminui os custos da produção, com o aproveitamento de recicláveis pelas indústrias.
Diminui o desperdício.
Melhora a limpeza e higiene da cidade.
Previne enchentes.
Diminui os gastos com a limpeza urbana.
Cria oportunidade de fortalecer cooperativas.
Gera emprego e renda pela comercialização dos recicláveis.



Tempo de decomposição 
Tempo (aproximado) de decomposição de materiais

A tabela de tempo de decomposição de materiais é um poderoso instrumento de sensibilização que, invariavelmente, faz as pessoas pensarem na sua responsabilidade individual com relação ao lixo. Há porém, muita variação da informação . Isso se deve ao fato de que o tempo de decomposição deverá variar de acordo com as condições do solo ou ambiente em que os materiais foram descartados. 

A campanha do Ziraldo por exemplo se refere a materiais descartados na água do mar que tem condições de acidez, oxidação entre outras que vão afetar o material diferentemente do descarte no solo.
 De qualquer maneira esses dados são incontestes no que se refere ao fato de que o lixo continua existindo depois que o jogamos na lixeira e devemos portanto verificar todas as possibilidades de reintroduzí-lo na cadeia produtiva da reciclagem ou de aumentar o seu ciclo de vida.

                                 


A natureza agradece

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Índios Suruí apostam no mercado de carbono para preservar a Floresta


Estamos divulgando esta matéria muito importante  do site http://www.globoamazonia.com/Amazonia  que visa ajudar aos indígenas a proteger e conservar a floresta amazônica.
Para entender esta matéria:
você sabe o que é mercado de carbono?
leiam em:
http://www.ipam.org.br/saiba-mais/O-que-e-e-como-funciona-o-Mercado-de-Carbono-/4
Índios suruí apostam no mercado de carbono para conservar sua terra em RO
Pela internet, é possível ver o que acontece na reserva.
Indígenas usam aparelho com GPS para controlar a floresta.



Índios da etnia suruí, em Rondônia, começam a investir na venda de créditos de carbono. Eles utilizam a internet para divulgar o trabalho de preservação de sua reserva.

De qualquer parte do planeta é possível ver a terra indígena Sete de Setembro, que pertence ao povo suruí e fica na divisa entre Rondônia e Mato Grosso.

Técnicos do Google reproduziram no computador tudo que tem na floresta. Pela internet, o usuário pode fazer um tour pelas árvores e ver o que os suruís estão fazendo.

Enquanto caminha no meio da floresta, o índio carrega na mão um celular com sistema localizador GPS. Seis aparelhos foram doados no ano passado para o projeto. Com outra ferramenta, os índios da etnia suruí fazem o levantamento da biomassa.

“Avanço bastante nosso trabalho relativo à biomassa. A tecnologia está ajudando bastante ao trabalho relativo ao campo. A gente pensou que ia levar mais tempo”, diz Naraymi Suruí, coordenador do projeto.

Ao mostrar a floresta para o mundo os índios podem divulgar o que estão fazendo para conservar a área. Com isso, será possível vender créditos de carbono para financiar projetos sociais e ambientais nas aldeias.

Simplificadamente, o crédito de carbono é uma compensação em dinheiro paga por empresas de qualquer parte do mundo que emitem carbono na atmosfera para uma pessoa ou grupo de alguma forma conservar a natureza.

O Projeto Carbono Suruí utiliza duas formas de compensação: o seqüestro de carbono propriamente dito, por reflorestamento, e o desmatamento evitado e conservação de estoques de carbono através da redução do desmatamento e degradação florestal.

Os recursos recebidos vão para o Fundo Carbono Suruí. Técnicos do Idesam, o Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas, acompanham o processo.

“Eles aprenderam muito rápido. Pegaram muito rápido a forma de utilizar o aparelho”, explicou Heberton Barros, engenheiro florestal do Idesam.

O projeto começou a ser desenvolvido em 2007, com o reflorestamento. A criação do fundo indígena pode ser mais um passo para ajudar os suruís a conservar a região em que vivem.

Links Patrocinados

Carbonext-crédito carbono

inventários, créditos de carbono assessoria mudanças climáticas

www.carbonext.com.br

Neutralização de Carbono

Neutralize as emissões de eventos O maior Programa Brasileiro

www.eventoneutro.com.br

Curso Crédito de Carbono

Aprenda a gerenciar e negociar no Mercado de Créditos de Carbono.

www.ClickMudas.com.br/Cursos

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Ilha Botinas - Angra dos Reis-Rj




      São também conhecidas como "Ilhas irmãs" ou "Ilhas Gêmeas" devido à semelhança entre elas, dependendo do ângulo de visão. Do trevo principal da cidade de Angra dos Reis (BR-101), por exemplo tem-se essa impressão. Principal cartão postal da cidade, as Botinas possuem o privilégio de abrigar um dos pontos da baia onde a água está mais limpa. O fundo de areia branca e a profundidade que chega a 10 metros bem perto das ilhotas exibem com propriedade a limpeza e exuberância do mar de Angra.
      Muitos contadores de história narraram inúmeras lendas sobre as Ilhas Botinas. Numa delas, um navio pirata de tamanho descomunal teria, em fuga da esquadra inglesa, atropelado a então única ilha, cortando-a ao meio, produzindo então o que se vê hoje. O visual peculiar do ambiente enche de verdade os olhos das crianças.








quinta-feira, 10 de maio de 2012

Aurora Boreal

    As auroras boreal e austral são fenômenos visuais que ocorrem nas regiões polares de nosso planeta. Podem ser visualizadas, no período noturno ou final de tarde, a olho nu nas regiões onde ocorrem. São verdadeiros shows de luzes coloridas e brilhantes, que ocorrem em função do contato dos ventos solares com o campo magnético do planeta Terra.

   Informações:
 Quando este fenômeno ocorre em regiões próximas ao polo norte é chamado de aurora boreal e quando aconteceu no polo sul é chamado de aurora austral. Estes fenômenos são mais comuns entre os meses de fevereiro, março, abril, setembro e outubro.

A aurora boreal pode aparecer em vários formatos: pontos luminosos, faixas nos sentidos horizontais ou circulares. Porém, aparecem sempre alinhados ao campo magnético terrestre. As cores podem variar muito como, por exemplo, vermelha, laranja, azul, verde e amarela. Muitas vezes aparecem em várias cores ao mesmo tempo.







Em momentos de tempestades solares, a Terra é atingida por grande quantidade de ventos solares. Nestes momentos as auroras são mais comuns. Porém, se por um lado somos agraciados com este lindo show de luzes da natureza, por outro somos prejudicados. Estes ventos solares interferem em meios de comunicação (sinais de televisão, radares, telefonia, satélites) e sistemas eletrônicos diversos.

Curiosidade:

- O nome aurora boreal foi dado pelo astrônomo Galileu Galilei em homenagem à deusa romana Aurora (do amanhecer) e seu filho Boreas.

- Além do planeta Terra, podemos encontrar este fenômeno em planetas como Júpiter, Saturno e Marte.
Fonte(s):


Provavelmente você já viu imagens incríveis de vulcões em erupção e das luzes celestes da aurora boreal. Mas alguma vez você já viu fotos dos dois fenômenos naturais juntos?

O fotógrafo James Appleton conseguiu exatamente isso. Ele capturou imagens da aurora boreal sobre o vulcão Fimmvörðuháls, na Islândia, resultando nas belíssimas fotografias que você pode conferir na galeria abaixo: