"Vamos preservar para que nossos prescendentes possam admirar"

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Bateria a base de açucar

Todos os anos, milhares de baterias tóxicas são descartadas de forma inadequada, o que representa uma ameaça para o meio ambiente e a saúde humana. Mas uma nova pesquisa poderia ajudar a manter toneladas de baterias longe dos aterros sanitários.

Um grupo de pesquisadores da Universidade de Virgínia Tech, nos Estados Unidos, desenvolveu uma bateria a base de açúcar, que representa uma alternativa biodegradável, mais barata e tão confiável quanto as baterias convencionais. O estudo foi publicado na revista Nature Communications.

Segundo Y.H. Percival Zhang, professor associado de engenharia de sistemas biológicos que liderou o estudo, dentro de três anos, a nova bateria poderia alimentar telefones celulares, tablets, videogames e outros aparelhos eletrônicos.

Apesar de outras baterias de açúcar já terem sido desenvolvidas, a bateria de Zhang tem uma densidade de energia de uma ordem de magnitude maior do que as outras, o que permite que ela seja usada por mais tempo antes de precisar ser reabastecida.

Como células de combustível, a bateria de açúcar combina combustível - neste caso, maltodextrina, um polissacarídeo feito a partir da hidrólise parcial de amido - com o ar para gerar energia elétrica e água como principais produtos secundários.
Vejam mais informações no site: http://planetasustentavel.abril.com.br/noticias/


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você conhece ou não essas maravilhas, opine e de sugestões.