"Vamos preservar para que nossos prescendentes possam admirar"

segunda-feira, 5 de março de 2012

Morro do Corcovado - Rio de Janeiro


       Localizado no Parque Nacional da Tijuca, com 710 metros de altura, é o morro da cidade do Rio de Janeiro mais, conhecido no Brasil e no mundo, pela estátua do Cristo Redentor de 38 metros de altura, construída no seu topo. Ela foi Inaugurada em 12 de outubro de 1931, é um dos principais símbolos do país e oferece uma privilegiada vista panorâmica da cidade.
    Em 2003 foram concluídas, as obras de instalação de elevadores e escadas rolantes no local. Antes, era preciso vencer 220 degraus para desfrutar da paisagem. No dia 7 de julho de 2007, a estátua do Cristo Redentor foi eleita em uma votação e passou a ser uma das 7ª Novas Maravilhas do Mundo. A votação teve o patrocínio da ONU, porém, sem ter um caráter oficial.
    Como acessar o pico do Corcovado e a estátua do Cristo Redentor:
- Através de uma via de acesso para pedestres, pela rodovia inaugurada na década de 1930 no bairro do Silvestre.
- Viagem no trem elétrico de dois carros, que saem da Estação do Corcovado no Cosme Velho a cada meia hora e levam vinte minutos pra atravessar a floresta e chegar ao topo. Este percurso é considerado a menor ferrovia do mundo, com 3.824 metros de comprimento, inaugurada por D. Pedro II em 9 de outubro de 1884, com tração a vapor, que em 1912 passou a ter tração elétrica.

    As seguintes pessoas famosas no mundo inteiro, dentre outras mais, já visitaram o cume do morro do Corcovado: Papa João Paulo II, Albert Einstein, Diana, Princesa de Gales e Michael Jackson.
Uma atração adicional do corcovado é a possibilidade de se praticar o esporte de escalada em rocha (rock climbing). A face sul do morro já possui 54 rotas definidas desde 1992.
     É também um passeio ecológico. O trem atravessa a maior floresta urbana do mundo: o Parque Nacional da Tijuca, um pedaço da mata atlântica que é considerado um exemplo de preservação da natureza.
E quem viaja pela Estrada de Ferro do Corcovado ajuda a manter a floresta: o trem é elétrico e, por isso, não polui; além disso, parte da arrecadação da bilheteria é destinada ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) para conservação da mata.


Estação Cosme Velho
Estação Corcovado-um dia com muita neblina 
Estação Corcovado - desembarque
aguardando - trecho de passagem pra dois trem
Embarque - Estação Corcovado

Vista para o Morro do Pão de Açucar e enseada do Botafogo
Vista para a Lagoa Rodrigo de freitas, Jockey Club e Pedra da Gávea
Estátua do Cristo Redentor





Veja no link abaixo, um pouco de historia com fotografias antigas do morro sem a estatua, na construção e o primeiro trem.


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você conhece ou não essas maravilhas, opine e de sugestões.