"Vamos preservar para que nossos prescendentes possam admirar"

Tempestade Solar



       As erupções solares acontecem quando um grande fluxo de radiação emitida pelo Sol atinge o campo magnético e a atmosfera da Terra. O distúrbio ocorre quando há ejeções maciças de massa da coroa solar.          Quando fortes rajadas de vento solar atingem a Terra, as ondas de radiação se chocam com a   magnetosfera, alterando a intensidade e a direção do campo magnético terrestre.
 Em casos extremos pode causar quedas de energia elétrica, interferência no funcionamento dos satélites de comunicações e de instrumentos de navegação, com efeitos imprevisíveis sobre o clima. As auroras boreais e austrais são espetáculos luminosos que ocorrem com as tempestades geomagnéticas. 

 radiação: é a propagação da energia
campo magnético: força que exercem sobre outros materiais magnéticos e cargas elétricas em movimento 
atmosfera: camada gasosa que envolve o globo terrestre, e, mais geralmente, camada gasosa que cerca um astro qualquer.
coroa solar: é o invólucro luminoso do Sol constituído de plasma com aproximadamente dois milhões de graus célsius. 
magnetosfera: parte externa do domínio da atmosfera terrestre, na qual o campo magnético da Terra se encontra confinado e exerce ação preponderante. 
energia elétrica: é uma forma de energia baseada na geração de diferentes potencial elétrico entre dois pontos, que permitem estabelecer uma corrente elétrica entre ambos. 
satélites de comunicações : é um satélite artificial para fins de telecomunicações. 
instrumentos de navegação: são instrumentos usados para auxiliar na navegação. Exemplo: esfera armilar, astrolábio, bússola (instrumento mais antigo). 
auroras boreais (latitude norte) / austrais (latitude sul): são fenômenos visuais que ocorrem nas regiões polares de nosso planeta. Estes fenômenos ocorrem em função do contato dos ventos solares com o campo magnético do planeta Terra. 

http://revistagalileu.globo.com 

O supertelescópio Hubble, da NASA, captou imagens 
incríveis da onda de explosões solares que aconteceram nos últimos dois meses – e continuam acontecendo. O fenômeno gerou a maior tempestade de radiação em 8 anos recebida pela Terra.
Havia o risco de que essas partículas afetassem redes elétricas, satélites e sistemas de comunicação, porém, cientistas da agência de meteorologia americana NOAA descartaram quaisquer efeitos negativos relevantes. 
Se não houve nada de ruim, nos resta apreciar as belas imagens disponibilizadas pela NASA. Confira abaixo:



Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você conhece ou não essas maravilhas, opine e de sugestões.