"Vamos preservar para que nossos prescendentes possam admirar"

sábado, 18 de abril de 2015

SAGA - Sistema Aquífero Grande Amazônia, você conhece?


Além das riquezas naturais já conhecidas, a região amazônica conta com um tesouro subterrâneo.

Trata-se do SAGA "Sistema Aquifero Grande Amazônia",  o "Maior Aquífero do Mundo" de que se tem conhecimento no planeta. São mais de 162 mil quilômetros cúbicos de água.

-  Para se ter uma ideia de sua extensão, o aquífero Guarani, considerado, agora, o segundo maior, possui uma reserva hídrica de 39 mil quilômetros cúbicos de água.
                       

-  Levando em conta uma população mundial de cerca de sete bilhões de pessoas, um consumo individual médio de 150 litros de água por dia e uma expectativa de vida de 60 anos, o SAGA poderia abastecer a população por nada menos do que 250 anos.
                     

A descoberta partiu do Instituto de Geociências da UFPA, a Universidade Federal do Pará.

-  De acordo com o professor da universidade, o geólogo Francisco Matos, a constatação veio a partir da ampliação do estudo sobre o aquífero Alter do Chão, localizado no Pará, no município de Santarém. Sonora "Nós resolvemos alargar os estudos na percepção de que o Alter do Chão se estendia para outras regiões da Amazônia e não estava restrita aquela região inicialmente definida. E aí os nossos estudos permitiu ver que ele, na verdade, se estendia desde o contraforte dos Andes, no Acre, até o Marajó"


                    


O sistema hoje serve apenas para fornecer água para consumo nas cidades do vale amazônico, como Manaus e Santarém. Francisco Matos destaca que esta reserva poderia também ser utilizada na agricultura, para promover dois ciclos de colheitas.

Sonora "Com esta quantidade de água que existe no subsolo, com a disponibilidade de energia solar que a gente tem na região, com a disponibilidade de terras agriculturáveis, nós poderíamos ter por exemplo duas gerações de alimento. Duas colheitas. Uma por conta de São Pedro e outra irrigada, já que a região Amazônica também possui uma grande quantidade de energia elétrica."

O geólogo chama a atenção para o uso responsável do SAGA, uma vez que ele integra o ciclo hidrológico da região, ou seja, o movimento contínuo da água presente nos rios, continente e atmosfera; além da relação com a floresta.

Sonora "As árvores retrabalham a água por avacotranspiração, repõe isso na atmosfera, os ventos e a rotação da terra vão levando esta água para o interior da Amazônia até que chega nos Andes. Quando este spray da atmosfera bate nos Andes, ele desce para o centro-sul do Brasil e esta descida transmite umidade e é examente responsável em grande medida pelas chuvas que caem no centro-sul do Brasil."

Apesar da abundância de água, Francisco Matos descarta a possibilidade de essa reserva hídrica abastecer o semiárido brasileiro ou São Paulo, uma vez que as distâncias tornariam as obras inviáveis.


terça-feira, 14 de abril de 2015

Ilha Jorge Grego - Angra dos Reis - RJ

Com cerca de 1 km² de área, deserta, sem água potável e com vegetação baixa.
Localizada na costa sudeste de Ilha Grande, em mar aberto, de frente a enseada de Lopes Mendes e  Dois Rios.
 O lado voltado para a Ilha Grande (veja na foto uma pequena baía), fornece abrigo às embarcações que são pegas pelo vento sudoeste. O nome Jorge Grego tem origem na lenda de um corsário que naufragou nas redondezas e abrigou-se na ilha por muitos anos. 
A Ilha de Jorge Grego é um dos melhores pontos de mergulho de Ilha Grande. O ambiente subaquático oceânico é rico em corais, peixes, tartarugas, polvos, lulas, camarões, siris, cavalo marinho e golfinhos que costumam acompanhar as embarcações encantando os passageiros. No ar, as gaivotas e atobás moradores da ilha, estão sempre presentes.

                            
O passeio de escuna, ou lancha, chamado Super Sul leva você até Jorge Grego. As embarcações autorizadas pela Capitania dos Portos para realizarem este passeio, Super Sul, partem em sua grande maioria da Vila do Abraão, no verão as saídas tem maior frequência. 
Ancoram na parte abrigada, de frente para a praia de Lopes Mendes e Dois Rios, onde os visitantes podem desfrutar a prática de snorkel para a observação de peixes e corais. Também é permitida a pesca com linha.
               

Diz uma lenda que o pirata Jorge Grego naufragou e passou a morar com um ajudante e duas filhas pequenas sobrevivendo de pequenas plantações. As garotas cresceram e o ajudante apaixonou-se por uma delas. Enciumado, o pirata matou-o e tornou-se amante das próprias filhas. Os deuses enviaram ventos fortes que jogaram as moças ao mar e destruíram as plantações. Jorge Grego, enlouquecido, vagou pela ilha ate morrer de fome enterrando um grande tesouro ate hoje não descoberto.


terça-feira, 7 de abril de 2015

Repelente para mosquitos/pernilongos



Um dos melhores repelente caseiro, eu uso, mas é importante observar alguns cuidados:

1-)Não use indiscriminadamente,

2-) Fique atento à possibilidade de alergias ao contato com o alcool.

3-) Não fique exposto ao sol, pode ocorrer queimadura grave.

Alguns conselhos de profissionais da saúde, quanto ao uso de repelentes:
-  É impossível prever quem vai desenvolver a alergia ou não. O ideal é testar em uma área pequena, como antebraço, ver se há alguma reação na pele, explica o pneumologista Marco Gomes, do Hospital Samaritano de São Paulo.
- A dermatologista Gabriela Casabona alerta: “as reações alérgicas também podem ser tardias e não se iniciarão ao primeiro toque”. Se a pessoa já possuir histórico de alergia, o cuidado deve ser redobrado.


sexta-feira, 3 de abril de 2015

Macaco-Aranha-de-Cara-Branca




Olá! Sou um dos 21 animais da fauna brasileira ameaçados de extinção, estarei em exibição na foto do Perfil da pagina do face-book  (Maravilhas-Naturais-Preserve-as-comunidade) por um MÊS substituindo o Ararinha-Azul, se alguém encontrar algum da minha espécie por aí, entre em contados com um destes órgãos abaixo.

Restrito aos estados de Mato Grosso e do Pará, o macaco-aranha-de-cara-branca enfrenta o desmatamento, especialmente no norte do Mato Grosso, na região do arco do desmatamento, onde grandes áreas estão sendo estabelecidas para a plantação de soja. Seu habitat é cortado por grandes estradas, como a Transamazônica. As populações acabam ficando isoladas, já que é muito raro um macaco-aranha andar pelo chão. 
IBAMA: http://www.ibama.gov.br/index.php?option=com_content&view=frontpage
RÃ -BUGIO: http://www.ra-bugio.org.br/instituicao.php 

Status na Lista de Espécies da Fauna Brasileira Ameaçadas de Extinção: espécie em perigoStatus no Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção: espécie extinta  na natureza

fonte: http://viajeaqui.abril.com.br/materias/fotos-de-animais-ameacados-de-extincao-no-brasil#21