"Vamos preservar para que nossos prescendentes possam admirar"

domingo, 27 de abril de 2014

Ilha Robinson Crusoé - Chile

  - Situado no Oceano Pacífico, a ilha Robinson Crusoé é a maior do arquipélago Juan Fernandez, no largo da costa do Chile.


Isla Juan Fernández (Photo:Jorge Lopéz)

A ilha foi primeiramente nomeada Santa Cecilia pelo seu descobridor, o capitão espanhol que ali chegou, oficialmente a 22 de novembro de 1574. Numa época desconhecida, foi também conhecida pelo nome do seu descobridor e, mais recentemente, por Más a Tierra (ou “Mais Próxima de Terra”)


                                  
 - Em 1704, um navio pirata navegava pela região quando um jovem escocês, Alexander Selkirk, se desentendeu com o capitão e pediu para desembarcar. Selkirk observou o navio partir e acabou vivendo na ilha por quatro anos, até que outro navio britânico lhe deu uma carona de volta para casa.
De volta a Londres, ele virou uma celebridade. O escritor Daniel Defoe ouviu a história e a usou como base para criar o livro Robinson Crusoé.
A ilha foi oficialmente rebatizada como Robinson Crusoé no dia 1 de janeiro de 1966 (o que aumentou a afronta à biografia de Selkirk, canibalizada pela ficção de Defoe).

Estatua de Selkirk en Largo, Fife, Escocia.
Na ilha Robinson Crusoé, existe esta placa sobre Selkirk
Fonte: http://www.bbc.co.uk/

quarta-feira, 23 de abril de 2014

Dia da Terra - 22 de abril

O Dia da Terra foi criado pelo senador norte-americano Gaylord Nelson, no dia 22 de Abril de 1970.

Tem por finalidade criar uma consciência comum aos problemas da contaminação, conservação da biodiversidade e outras preocupações ambientais para proteger a Terra.

Foi iniciada pelo senador a criação de uma agenda ambiental. Para esta manifestação participaram duas mil universidades, dez mil escolas primárias e secundárias e centenas de comunidades. A pressão social teve seus sucessos e o governos dos Estados Unidos criaram a Agencia de Proteção Ambiental (Environmental Protection Agency) e uma série de leis destinadas à proteção do meio ambiente.
Imagem mostra as Américas e foi tirada às 8h45 (horário de Brasília) desta terça-feira (Foto: NASA/Divulgação)
A agência espacial americana (Nasa) publicou nesta terça-feira (22) uma foto do globo terrestre para celebrar o Dia da Terra. A foto feita pelo satélite NOAA Goes-East capturou a visão das Américas.

A foto foi tirada às 8h45 (horário de Brasília) desta terça-feira e mostra nuvens e frente fria sobre a região de Montreal, no Canadá, chuvas no Noroeste dos Estados Unidos, trovoadas na linha do Equador e uma frente fria subindo do Sul do Brasil para a região Sudeste.

Os satélites GOES fornecem o tipo de monitoramento contínuo necessário para análise de dados intensivos. Descrevem uma órbita geoestacionária na qual um satélite está sempre na mesma posição em relação à rotação da Terra. Como resultado, os satélites GOES fornecem uma vigília constante para os "gatilhos" atmosféricos para condições meteorológicas severas, como tornados, inundações repentinas, tempestades de granizo e furacões.

Selfie
Para celebrar o Dia da Terra, a agência espacial americana (Nasa) reunirá uma série de "selfies" postadas em redes sociais com a hashtag #GlobalSelfie para dar forma a um inédito mosaico mundial. A agência pede que a foto seja feita segurando uma placa que vai indicar o local onde a foto foi tirada.

No comunicado, a Nasa lembra que, apesar de seus cientistas terem identificado milhares de novos planetas no universo no últimos anos, não há nenhum outro planeta que é estudado mais de perto do que a Terra.

"Com 17 missões de observação da Terra orbitando nosso planeta e várias mais que serão lançadas neste ano, a Nasa estuda a atmosfera terrestre, a terra e os oceanos em toda sua complexidade", destacou um comunicado.

Por isso, pensando em celebrar o Dia da Terra, vai montar uma coleção de autorretratos, os chamados "selfies", para criar um mosaico único das pessoas que habitam nosso planeta.

Para participar, basta tirar um autorretrato em algum lugar bem bacana e publicar nas redes sociais com a hashtag #GlobalSelfie.

A NASA está monitorando fotos postadas no Twitter, Instagram, Facebook, Google+ e Flickr.

“Precisa de uma ideia de que tipo de imagem tirar? Saia de casa e nos mostre montanhas, parques, céu, rios, lagos - onde quer que esteja, nos mande sua imagem”, diz a agência.

Em seu site, a agência disponibilizou até um cartaz para facilitar a localização. A imagem mosaico do planeta será revelada no mês de maio.

A ação também marca o lançamento de cinco missões ao espaço planejadas para este ano. Elas irão coletar informações e imagens para ajudar no monitoramento de problemas ambientais e climáticos.